JGP

A JGP é uma tradicional gestora de recursos e de patrimônio brasileira com escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo. Nosso compromisso de longo prazo é aliar retornos consistentes com o gerenciamento de risco ativo, visando preservar o capital investido por nossos investidores.

Cartas

Cartas
icone voltar Todas as notícias

Carta Macro Mar 2024

|10.04.2024

A economia americana continuou forte no início deste ano, gerando em média 276 mil postos de trabalho por mês, um aumento comparado ao 212 mil/mês gerados nos últimos 3 meses de 2023. Mesmo excluindo a forte geração de emprego público, a criação líquida de novas vagas ficou em 212 mil/mês no primeiro trimestre vs. 155mil/mês no 4Q 2023.

A expectativa para o crescimento do PIB no trimestre está próxima a 2,5% (anualizado), uma desaceleração comparada a 3,4% no 4Q, mas ainda assim um crescimento robusto. Apesar da forte economia, o núcleo de inflação (CPI) continuou caindo em termos anuais, para cerca de 3,8% a.a. comparado a 4,1% seis meses antes. Porém, na margem houve uma piora da inflação, com o núcleo de inflação estimado para o primeiro trimestre em 4,3% anualizado.

Esta combinação de economia forte e inflação (temporariamente?) mais elevada resultou na continuidade do movimento de alta nas taxas de juros americanas observado desde o início do ano. No final do ano passado destacamos que parecia “cedo para vislumbrar um corte de juros já em março”, que era o consenso do mercado naquele momento. Acreditávamos como mais provável o início do ciclo de corte de juros em meados do ano e nos últimos meses o mercado se moveu nessa direção.