JGP

A JGP é uma tradicional gestora de recursos e de patrimônio brasileira com escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo. Nosso compromisso de longo prazo é aliar retornos consistentes com o gerenciamento de risco ativo, visando preservar o capital investido por nossos investidores.

Cartas

Cartas
icone voltar Todas as notícias

Carta Macro Jan 2024

|19.02.2024

O mês de janeiro foi marcado pela continuidade da boa performance econômica nos Estados Unidos acompanhada de indicadores de inflação bem-comportados. Entretanto essa combinação que nos meses anteriores sugeria um pouso suave e um corte de juros mais cedo passou a ser colocada em xeque por conta dos dados econômicos fortes. Vendas no varejo, produção industrial, confiança do consumidor foram melhores do que o antecipado, mas o destaque ficou por conta do PIB do quarto trimestre de 2023 que mostrou um crescimento de 3,3% anualizado, versus 2% esperado. Com isso o crescimento registrado no segundo semestre do ano passado ficou em 4%, contrastando com a esperada desaceleração da economia.

A postergação da data de início do ciclo de corte de juros ficou evidente ao longo do mês, com a probabilidade de corte na reunião de março implícita nos mercados futuros caindo de 80%no início de janeiro para 35% no final do mês. Os comentários do presidente do Fed, Jerome Powell, após a reunião de 31 de janeiro, sugerindo que cortes de juros não seriam iminentes deram continuidade a esse movimento, com a probabilidade de corte caindo para 20% no início de fevereiro – ajudada também por um dado de emprego bem mais forte do que o esperado.