JGP

A JGP é uma tradicional gestora de recursos e de patrimônio brasileira com escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo. Nosso compromisso de longo prazo é aliar retornos consistentes com o gerenciamento de risco ativo, visando preservar o capital investido por nossos investidores.

Comunicação

Relatórios de Gestão
icone voltar Todas as notícias

Relatório de Junho 2024

|08.07.2024

Comentário Macroeconômico

Internacional

Em junho houve uma combinação positiva de dados nos Estados Unidos, mostrando uma atividade econômica forte e inflação moderada. A geração de empregos (payroll) veio acima do esperado e os números de inflação (CPI e PCE) foram bastante benignos. É certo que apenas um mês de dados positivos de inflação não é suficiente para mudar a percepção do Federal Reserve (Fed), tendo em vista que houve uma safra de números negativos desde o início do ano. No entanto, os dados de junho ajudaram a reduzir a ansiedade que vinha rondando o mercado há algum tempo. Houve ligeira redução nas taxas de juros ao longo da curva norte-americana. O vértice de dois anos passou de 4,87 para 4,75, enquanto o juro de cinco anos recuou de 4,51 para 4,38. As bolsas tiveram bom desempenho, desfrutando da combinação favorável de inflação baixa e atividade forte. Com isso, o índice S&P 500 subiu 3,5% no mês. O mercado apreça atualmente dois cortes de 25 bps até o fim do ano nos EUA. Na última reunião do Fed, a mediana das projeções dos membros saiu de três cortes para apenas um corte em 2024. Restam quatro reuniões em 2024, que devem ocorrer em julho, setembro, novembro e dezembro. Em novembro, haverá eleições presidenciais nos EUA, de modo que o Fed deve evitar se mexer nesse mês. Restam então setembro e dezembro como possíveis datas de início do ciclo de cortes, sendo julho muito improvável. Tudo dependerá dos dados de inflação daqui para frente. A autoridade monetária precisará ver a inflação baixa de maneira consistente para consolidar o cenário.

Comentário do Gestor de Multimercados

No mês de junho, as atribuições dos multimercados e previdenciários foram semelhantes. O destaque positivo ficou por conta das posições tomadas em juros no Brasil, Chile e Colômbia e nas posições aplicadas em juros nos Estados Unidos. Além disso, tivemos ganhos na compra de Dólar contra Real. Por outro lado, tivemos perdas na venda de S&P, trade ativo de Ibovespa e compra de ouro.


Compartilhar: