JGP

A JGP é uma tradicional gestora de recursos e de patrimônio brasileira com escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo. Nosso compromisso de longo prazo é aliar retornos consistentes com o gerenciamento de risco ativo, visando preservar o capital investido por nossos investidores.

Cartas

Cartas
icone voltar Todas as notícias

Carta Macro Março 2025

|14.04.2025

Nos Estados Unidos, o primeiro trimestre de 2025 foi marcado pelo aumento da volatilidade, reflexo das incertezas geopolíticas e das preocupações com o aumento de tarifas de importação e guerra comercial. As decisões sobre as tarifas recíprocas foram anunciadas em 2 de abril, o chamado “Liberation Day”, mas, ao contrário do esperado, o anúncio gerou ainda mais incerteza com um impacto extremamente negativo nos mercados.

De fato, o tão esperado anúncio das tarifas recíprocas culminou em um evento atabalhoado onde a fórmula utilizada para se obter as tarifas anunciadas deixou transparecer uma conta um tanto arbitrária, com várias contradições evidentes, deixando em dúvida quais critérios de “reciprocidade” deveriam ser atendidos pelos países alvos das tarifas.

Em tese, as alíquotas de importações seriam proporcionais não apenas às tarifas que os países cobram dos produtos exportados pelos Estados Unidos, mas também incorporariam, em alguma escala, barreiras não-tarifárias (regulações, medidas sanitárias, cotas) e outros fatores que impactam o comércio global, como patentes, propriedade intelectual, subsídios, e práticas anticompetitivas de uma forma geral.


Compartilhar: