Cartas
CartasCarta Macro Outubro 2024
A carta deste mês teve como data de corte o dia seguinte à eleição presidencial nos Estados Unidos quando a eleição de Donald Trump já estava confirmada, bem como a maioria Republicana no Senado. A apuração completa para o Congresso ainda não havia encerrado, mas o partido Republicano era o favorito para ganhar a maioria (“onda vermelha”).
No mercado de juros americanos, o início do ciclo de corte de juros em setembro marcou um ponto de virada nas taxas dos títulos americanos. Dados melhores de emprego, crescimento robusto da economia, inflação um pouco mais elevada, e as perspectivas de vitória Republicana nas eleições resultaram em um aumento tanto nas taxas de juros curtas (2 anos) quanto na taxa do título de 10 anos que subiu de 3,8% para 4,3% durante outubro e atingiu 4,5% durante o pregão posterior ao encerramento das eleições.
O mercado de ações performou bem durante praticamente todo o mês de outubro, porém foi negativamente impactado pelos resultados de algumas grandes empresas de tecnologia no último pregão do mês, resultando em queda de 0,9% no S&P 500. Mas o dia seguinte à eleição registrou uma forte alta do índice, que subiu 2,5% no dia!