Cartas
CartasCarta Macro Maio 2024
Maio foi um mês de recuperação para a bolsa de valores dos Estados Unidos, com o S&P 500 subindo 5,0%, compensando a queda de 4,1% em abril. A recuperação foi ampla, com um aumento também de 5,0% nas ações de ‘small caps’ e um aumento de 2,8% no S&P 500 ‘equal weight’. No entanto, a performance anual ainda favorece as maiores empresas, com o S&P subindo 11,3% no ano, comparado a um aumento de 5,5% no índice com ponderação igual. As 50 maiores empresas do índice subiram 15,1% no ano.
A performance fraca em abril foi principalmente devido à preocupação com inflação ainda elevada e uma postura mais ‘hawkish’ do banco central. Isso se refletiu no mercado futuro de juros, que chegou a precificar uma probabilidade não trivial de aumento de juros em 2024.
A recuperação da bolsa em maio foi liderada pelas ações de tecnologia, impulsionadas pelo otimismo em torno da “inteligência artificial”. Isso foi reforçado pelos comentários do presidente do Fed após a reunião do FOMC em 1º de maio, onde ele enfatizou que a política monetária está em um nível restritivo, demostrando relutância em aumentar a taxa de juros. A melhora do mercado também foi influenciada por dados de inflação melhores na margem, sugerindo que parte da alta inflação no primeiro trimestre pode ter sido afetada por problemas de ajuste sazonal, efeito calendário de início do ano e alguns preços controlados, como seguros.