JGP

A JGP é uma tradicional gestora de recursos e de patrimônio brasileira com escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo. Nosso compromisso de longo prazo é aliar retornos consistentes com o gerenciamento de risco ativo, visando preservar o capital investido por nossos investidores.

Comunicação

Relatórios de Gestão
icone voltar Todas as notícias

Relatório de Janeiro 2024

|16.02.2024
Comentário do Gestor de Ações

O ano de 2023 foi marcado por uma alternância grande na leitura dos dados de economia e inflação nos Estados Unidos. Os meses com indicadores favoráveis para a trajetória de queda de juros eram frequentemente seguidos por outros com interpretação oposta, gerando a forte volatidade que vimos ao longo do ano. Em janeiro continuamos com essa dinâmica. Se por um lado terminamos o ano com dados e discurso mais dovish do Fed, sugerindo que uma queda de juros poderia ocorrer ainda no primeiro trimestre, as informações e discursos mais recentes já colocam a chance de corte mais para o segundo trimestre. Isso resultou na abertura das curvas de juros no Brasil e nos Estados Unidos. Com isso, houve queda de 5% do Ibovespa, que só não foi maior porque a Petrobrás continua se destacando positivamente em performance.

Na parte micro, essa volatidade dos dados e interpretações não muda nosso cenário de queda de juros, dando suporte para uma boa performance dos ativos de bolsa ao longo do ano. Vale destacar que no final de 2023 fizemos reduções relevantes no risco da carteira, tanto na parte da alocação (de quase 100% para menos de 70%), quanto no perfil das ações, principalmente por vermos retornos menos interessantes depois da forte subida. Sem uma mudança concreta de cenário, temos visto a queda recente como uma oportunidade de aumentar a alocação em setores mais defensivos, elevando nossa exposição total para quase 80% recentemente.