JGP

A JGP é uma tradicional gestora de recursos e de patrimônio brasileira com escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo. Nosso compromisso de longo prazo é aliar retornos consistentes com o gerenciamento de risco ativo, visando preservar o capital investido por nossos investidores.

Comunicação

Relatórios de Gestão
icone voltar Todas as notícias

Relatório de Outubro 2023

|08.11.2023
Comentário do Gestor de Ações

Outubro foi novamente um mês em que a grande queda das ações no Brasil se deu mais por fatores macroeconômicos do que micro. No comentário anterior, destacamos que a curva de juros nominal de 10 anos nos Estados Unidos atingiu 4,8%, não apenas um nível elevado, mas também um aumento relevante em pouco tempo. Ao longo do mês, as curvas continuaram abrindo e o vértice de 10 anos atingiu 4,98%, em função de dados fortes da economia americana, fazendo com que o Ibovespa caísse quase 3% e o índice de small cap perto de 7,5%. Se não bastasse a turbulência vindo do exterior, tivemos sinalizações negativas do governo brasileiro sobre as metas de déficit para 2024. Apesar de o mercado já não acreditar na meta de déficit zero para 2024, o fato de o governo ter abertamente desistido de persegui-la reforçou a percepção de pouca preocupação com o cenário fiscal e um Ministro da Fazenda mais enfraquecido. A combinação desses fatores internos e externos explicam a péssima performance da bolsa.


Em inversão de dinâmicas, os dados dos primeiros dias de novembro deram indícios de uma economia não tão forte quanto as informações anteriores mostraram. Além disso, no Brasil, o comunicado do Banco Central indicou que ainda enxerga cortes de 50 bps à frente, reduzindo o risco de que o fim do ciclo de queda de juros poderia estar mais perto. O mercado interpretou com alívio os novos dados da economia americana e o comunicado do BCB, que em conjunto resultaram em uma impressionante recuperação dos preços de bolsa, com o Ibovespa subindo 4,4% e o índice de small caps 6,3% em apenas 2 dias.


Compartilhar: